O Que Houve com o Rock n’ Roll?


Basta já ter ouvido um álbum do AC/DC, Guns n’ Roses, Led Zeppelin ou afins para se fazer essa pergunta. Este ensaio não se direciona precisamente àqueles que viveram esse momento do rock, mas sim àqueles que vieram a apreciá-lo no presente ou num passado não distante. É direcionado, antes de tudo, àqueles que se perguntam como era o sentimento musical das pessoas numa época em que sucessos a exemplo de Paranoid ou Stairway to Heaven eram novidades.


Além do prazer, que é particular à cada um, ouvir rock clássico me traz uma sensação, a qual traduzida em palavras seria algo parecido com “isso que é rock!” ou “não se faz mais música assim...”. Em suma, o prazer sempre vem acompanhado com uma insatisfação causada pelo desnível entre rock clássico e rock atual. Ocupo-me muito, em pensamento, sobre essa insatisfação, e cheguei a duas possíveis conclusões sobre o fato.


A primeira diz respeito a uma tendência humana natural do tipo saudosista, isto é, valorizar o que já se passou, desprezando a qualidade daquilo que é presente por não corresponder ao que existia em momento anterior. Nesse sentido, será que nossos netos irão escutar o rock de nossos tempos e sentir a mesma coisa que nós sentimos ao ouvir o clássico?. Bom, não tirando a total coerência do pensamento exposto, ele se torna improcedente ao observar a aderência em massa das pessoas na época em que o rock clássico era rock atual.


O outro pensamento diz respeito a uma conceituação sinestésica do que seria o rock. Ele é antes de tudo música, com menos obviedade ele também é estilo, podendo ser para alguns ideologia e, numa instância mais firme ainda, ele é crença. O fato é que, por não presenciarmos o rock que gostamos de ouvir, não nos atentamos à idéia de que o rock é, principalmente, época. Cenários como o da guerra fria, revolução tecnológica, a ida do homem a lua, guerra do golfo dentre outros moldaram a sociedade da qual surgiu o rock clássico. Talvez seja essa relação tão grande com a época é que faz do rock algo tão marcante.


Assim, o cenário de nossa época motivou nossa música. Uma época onde o simples é complicado demais. Com isso, o que temos na atualidade é o rock mais sem jeito e estilo de todos os tempos. 


Leonardo Batista

 

0 comentários: